De tudo um pouco: marginalidade da pintura, exposição individual de José Maria Dias da Cruz

CONVITE BAIXA

Em tempos de instabilidade política e econômica, de urgências a exigirem soluções imediatas, em épocas de transição em que culturas se chocam, como dizia Sergio Milliet, é que a marginalidade se afirma na arte.

José Maria Dias da Cruz é o artista e o pensador que há décadas vem enfrentando a questão do cromatismo na pintura. Tanto em suas telas quanto em seus escritos (atualmente está finalizando seu quarto livro sobre o tema), ele vem colocando a cor no centro do debate sobre o pictórico. Uma de suas certezas é a insuficiência da tradicional definição impressionista que relaciona a cor à luz. Com isso, tem criado conceitos próprios e experiências ópticas que colocam o debate adiante o debate existente, ao menos, desde Leonardo da Vinci.

“De tudo um pouco: marginalidade da pintura” é a exposição individual de José Maria Dias da Cruz que abrirá na sexta-feira, dia 4 de março, às 19h, em NaCasa Coletivo Artístico. A mostra ficará em cartaz até o dia 22 de março de 2016 e reunirá pinturas do artista mas também textos, áudios e outras imagens de referência para se sentir e refletir sobre o tema.

A programação da exposição contará com uma conversa com o José Maria Dias da Cruz, a partir das 19h30. A entrada é franca.

Sobre o NaCasa Coletivo Artístico

O espaço de NaCasa Coletivo Artístico existe há 5 anos. Localizado em uma ampla casa no bairro da Trindade, em Florianópolis (SC), opera em regime coletivo com artistas, pesquisadores, professores e curadores dividindo os cômodos e ambientes assim como as despesas. O espaço oferece diversas oficinas temporárias e permanentes além de contar com uma sala de exposições. Desde 2010, já foram realizadas mais de 50 mostras de artistas como Diego de los Campos, Egidio Rocci, Jorge Menna Barreto, Joelson Bugila, Julia Amaral, Juliana Hoffmann, Karina Segantini, Karina Zen, Martha Ozol, Rubens Oestroem, Tamara Andrade, Sandra Fávero, entre outros.

Informações Práticas

O quê: “De tudo um pouco: marginalidade da pintura”, exposição individual de José Maria Dias da Cruz
Quando: abertura, 4 de março, às 19h; fechamento, 22 de março de 2016;
Quanto: gratuito.
Onde: Rua José Francisco Dias Areias, nº 359, Trindade, Florianópolis, SC
Mais informações: 48 3028-8185
Contato com o artista: 48 9800-0016

Anúncios
Esse post foi publicado em exposição. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s